• Giving Tuesday

Voluntariado

VOLUNTARIADO

O serviço voluntário constitui um dos Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha. É uma crença e um valor em que baseamos tudo o que fazemos. A Cruz Vermelha simplesmente não conseguiria fazer o que faz sem os seus voluntários. Estes dão um enorme contributo, fazem a diferença, são parte da solução e provam que a sua ação torna o mundo melhor. Daí afirmarmos que os voluntários são o coração da nossa instituição, simbolizando o “Poder da Humanidade”.

Sendo o Voluntariado a expressão do exercício livre de uma cidadania plena e solidária, é essencial reforçar a sua integração em atividades estratégicas, estabelecidas como prioritárias, preservando os valores da cooperação e solidariedade. A equipa de voluntariado do CH Lisboa desempenha um papel fundamental no cumprimento da missão da Cruz Vermelha, desenvolvendo diversos tipos de ações de Voluntariado e prestando assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis. É constituída por centenas de pessoas que prestam apoio nas mais variadas dimensões, a destacar:

  • Voluntariado em Meio Prisional - Revive + - Estabelecimento Prisional de Lisboa  

- Com atividades de visita solidária e outras com vista à construção de um projeto de vida e promoção da integração social da pessoa reclusa quando em liberdade, contando com o apoio principal de voluntários com perfil e formação específicos.

  • Voluntariado Hospitalar - Hospital Curry Cabral e Hospital dos Capuchos

- Com atividades de visitação às enfermarias; apoio e assistência nas refeições; encaminhamento e orientação de doentes no espaço hospitalar; acompanhamento a tratamentos.

  • Apoio a Seniores e Dependentes - Centros de Dia São Francisco Xavier, Santa Isabel e Santo Eloy

- Com atividades de promoção do envelhecimento ativo, dinamização de atividades de animação, estimulação cognitiva e motora e estimulação da socialização/relacionamento entre os Seniores.

  • Apoio a Crianças e Jovens - Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens

- Com atividades de apoio ao estudo, ocupação dos tempos livres, ações de sensibilização, atelieres temáticos,  entre outras atividades, a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

  • Apoio Geral - CH Lisboa

- Atividades de apoio aos serviços do CH Lisboa (armazém e logística, ação social, secretariado, eventos entre outros).

  •  Ações Pontuais

- Divulgação dos serviços CVP em contexto de exposições e eventos, ações de angariação de fundos, ação de recolha de alimentos e elaboração de cabazes.

 

O Voluntariado Empresarial constitui uma intervenção de proximidade no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa. Pelas suas características inerentes surge como uma das formas mais relevantes para se obter uma articulação mais estreita, mais integradora e mais participativa das empresas e organizações em geral e dos seus colaboradores junto das comunidades locais. Esta iniciativa promove benefícios múltiplos, com mais-valias para os beneficiários, para a sociedade em geral, para o voluntário e para as próprias empresas e organizações, que vêem o reconhecimento público destas ações.

  • Criação do dia do voluntário, levando um trabalhador a passar um dia fora do seu posto de trabalho;
  • Apoio técnico especializado;   
  • Recolha de fundos, de alimentos e roupas;   
  • Visita de centros de dia para seniores. 

VOLUNTARIADO PARA TOD@S QUE QUEREM MARCAR A DIFERENÇA

Coordenação: Isabel Pinto Gonçalves

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

JUVENTUDE CRUZ VERMELHA PORTUGUESA - CHL

O voluntariado jovem vale-se como instrumento de atuação e ocupação saudável de tempos livres, cooperando para o desenvolvimento de aptidões (incluindo aptidões cívicas, sintonia e a know-how de trabalho em equipa), a autoestima, o enriquecimento curricular e a criação de redes de contacto. Alguns programas de voluntariado jovem, sofrem com a carência de informação sobre oportunidades de voluntariado e organizações ligadas ao voluntariado; a escassez de disseminação de projetos e boas práticas de voluntariado; a ausência de elucidação sobre oportunidades de voluntariado internacional; a falta de ações de voluntariado de jovens para jovens; a escassez de informação e de formação para voluntários; o reconhecimento de jovens voluntários; a falta de motivação para o voluntariado social; entre outros temas.

O trabalho no âmbito da juventude pode atuar como uma oficina viva de ideias e inovação. Ao possibilitar um trabalho de proximidade, constituído «por jovens, com jovens e para jovens», de forma atingível e construtiva.

Quem Somos?

A Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa tem como meio de sustentação os princípios da Cruz Vermelha Portuguesa assim como a Estratégia de Participação Juvenil (E.P.J) da JCVP.

Porquê?

“Os jovens são o destino da humanidade e a confiança das nações”

É imprescindível dar resposta às aspirações dos jovens, sensibilizando e envolvendo-os no seu projeto de vida tal como no empoderamento de novos elementos.

Para quê?

  • Promover a educação não formal e contribuir para o trabalho em equipa;
  • Fomentar o voluntariado como instrumento de desenvolvimento social e pessoal; Enriquecer o trabalho na área da juventude; Impulsionar a participação jovem.
  • Possibilitar o diálogo intergeracional e impulsionar o diálogo intercultural.
  • Encorajar atitudes sustentáveis e amigas do ambiente;
  • Promover a partilha de boas práticas;
  • Encorajar o voluntariado nacional e internacional e o apoio ao desenvolvimento.

Com quem? Para quem?

Com jovens, para os jovens.

Como?

Através da participação jovem, envolvendo os mesmos na conceção, execução e avaliação de projetos, iniciativas e campanhas de sensibilização.

Com quê?

Com a competência humana e a criatividade dos nossos jovens, com os apoios e candidaturas de programas jovens.

Onde?

Nos Concelhos de Lisboa e Odivelas e Loures.

 

A Juventude da Cruz Vermelha de Lisboa está subdividida em 6 grupos de trabalhos:

  • Ação Social;

Este grupo é encarregue de tudo o que envolve as atividades da ação social no centro humanitário no apoio mensal nas entregas de cabazes obtido nas recolhas de alimentos, na entrega do cabaz semanal com os excessos vindo do continente; pela preparação dos kit´s de emergência.

  • Crianças e Jovens [Educ(ação)];

O projeto “Educ(ação)” alimenta bons hábitos de estudo. Concentra-se no combater a desigualdade de oportunidades e recursos adequados ao sucesso educativo, através dos seus voluntários, prestando o apoio ao estudo a alunos carenciados em escolas.

  • Idosos (Mais de nós);

O Projeto tem como objetivo geral a realização de atividades em grupo com idosos, no intuito de desenvolver a comunicação intergeracional através de atividades socioculturais. O conceito que alicerça a ação do projeto o define como um processo de estímulo à comunicação intergeracional, através de vivências e experiências entre ambas as gerações. O eixo central desse conceito trabalha essencialmente a ligação e naquilo que ambos podem aprender com as duas gerações. Este grupo intervenção nos nossos 3 centros de dia.

  • Comunicação e imagem;

As redes sociais tais como o facebook e o instagram são meios de comunicação e de ligação imprescindíveis onde os jovens estão em permanente contacto com o que se passa a sua volta e dai ser importante apostar na divulgação e na partilha de iniciativas.

  • Academia Júnior (criação);

Um dos maiores desafios da nossa juventude é o voluntariado vindo dos estudantes universitários. A sua vontade em querer deixar a sua marcar e diferença junto dos outros é algo que não podemos pôr de lado. Este projeto foi pensado pelos mesmos na solução que se torna uma medida que possibilita uma juventude autossustentável. Com este projeto pretendemos criar a “Academia Júnior” numa das nossas valências de centro dia onde o objetivo central é o apoio ao estudo com valores reduzidos. 

  • Jovens sensibilizados

Este grupo tem como função a dinamização e divulgação da juventude CVP junto das escolas e restantes entidades assim como no planeamento de novos projetos e atividades.

Coordenação: Luis Miguel

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Powered by jms multisite for joomla