• IRS 2019

Ação Social

        

 

 

GRUPOS VULNERÁVEIS - AÇÃO SOCIAL & OUTROS SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA E COMUNIDADE

 

Desenvolver respostas sociais e serviços de âmbito social a  população em situação de vulnerabilidade social e económica constitui uma prioridade de intervenção do CH Lisboa. 

Desta forma, constitui  uma área de intervenção  nos Concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, abrangendo as seguintes respostas:

Atendimento social:  Apoio a pessoas e famílias na prevenção e/ou resolução/atenuação de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e, em certos casos, atuação em situações de emergência.

Apoio em Géneros

Alimentares: Distribuição mensal, pontual ou em situação de emergência social de géneros alimentares a famílias ou indivíduos em situação de carência alimentar, provenientes de entidades públicas e privadas de solidariedade social, de recolhas semestrais, de donativos de particulares e empresas.

Vestuário/Calçado/Outros: Através da sua Loja Social, semanalmente supre as necessidades imediatas de pessoas ou famílias carenciadas. São bens usados ou novos, doados por particulares e empresas, ou pontualmente por entidades públicas ou privadas de solidariedade social.

Cooperação/Articulação Interinstitucional: Com entidades públicas e privadas de cariz social e humanitário com ou sem protocolos/acordos que fomentem ou contribuam para a inserção e elevação social das populações desfavorecidas ou em situação de emergência social

Projetos de Intervenção Social: Inclui a pesquisa e elaboração de projetos sustentáveis que possam responder a necessidades de intervenção social, identificadas nos três concelhos da área de abrangência do CH Lisboa e parcerias em projetos de outras entidades sem fins lucrativos.

Ações Pontuais: Colaboração com os vários serviços do CH Lisboa, no transporte de indivíduos ou famílias em situação de emergência social e vítimas de violência doméstica e outras ações de emergência social e voluntariado.

Centros de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário Protocolado: Coordenação e apoio técnicos à sua dinamização e sustentabilidade.                                                               

Coordenação: Ana Margarida Soares

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CLDS Odivelas 3G : Projeto de intervenção social coordenado pelo Centro Comunitário Paroquial de Famões , no Concelho de Odivelas, e que integra o Bairro do Barruncho e a Vertente Sul de Odivelas (áreas de intervenção social prioritárias ). Visa promover a inclusão social e qualidade de vida dos residentes, por intermédio de ações capazes de potenciarem a capacitação individual e coletiva, o exercício dos direitos, da cidadania ativa e da parentalidade informada, o empreendedorismo, a empregabilidade e o desenvolvimento sustentado.

CLDS Odivelas 3G

Coordenação: Ana Margarida Soares e Pedro Pinto

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

CRIANÇAS - AÇÃO SOCIAL

O CH Lisboa dinamiza duas respostas de natureza socioeducativa: o Ni-No-Ni e o Di-Do-Di. tem intuito de promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e proporcionar o seu bem-estar num ambiente seguro e estimulante. Pretendem, ainda, contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e educação, despertando a curiosidade e o pensamento crítico e incentivando a participação das famílias no processo educativo. Os objetivos pedagógicos são estabelecidos com base nas Orientações Curriculares do Ministério da Educação e tendo em conta as características dos grupos e a individualidade de cada criança.

DI-DÓ-DI - CRECHE COM BERCÁRIO

Direção Pedagógica: Odete Casimiro

Rua Alzira Beatriz Pacheco, nº24 r/c  2620-128 Póvoa de Santo Adrião                              

211 990 336 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

NI-NÓ-NI - CRECHE COM JARDIM DE INFÂNCIA

Direção Pedagógica: Rosa Amorim

Praceta Anselmo Braamcamp Freire, nº2 r/c  2620-401 Póvoa de Santo Adrião

219 388 181 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

SÉNIORES E DEPENDENTES - AÇÃO SOCIAL

Centros de Dia: Resposta desenvolvida em instalação própria, com serviços de refeição,  tratamento de roupa, apoio na higiene, assistência medicamentosa, animação e convívio, sessões de movimento, estimulação cognitiva e serviço de apoio domiciliário, contribuindo para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sociofamiliar, promovendo o convívio e voluntariado social, num  envelhecimento saudável, autónomo e com qualidade de vida.

Centro de Dia e Apoio Domiciliário Santa Isabel

Direção Técnica : Sandra Costa

Horário : 2ª a 6ª – 9h às 17 h

Rua Saraiva de Carvalho nº 8, R/C Dtº 1250 -243 Lisboa (Edifício da Junta de Freguesia, junto à Igreja de Santa Isabel)

213901941 – 210996229 - 917075932 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Centro de Dia e Apoio Domiciliário Santo Eloy

Direção Técnica : Patrícia Caetano

Horário : 2ª a 6ª – 8h às 17 h

Rua Padre António Francisco Marques, nº2 Bairro de Santo Eloy 1645-014 Pontinha

211 931 924 – 210 996 230 - 917 075 698 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Centro de Dia e Apoio Domiciliário São Francisco de Xavier

Direção Técnica: Paula Abreu

Horário : 2ª a 6ª – 9:30 às 17:00

Rua dos Margiochis, 25 A  1400-234 Lisboa

213015188 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Banco de Ajudas Técnicas: Empréstimo ou aluguer de equipamentos de ajuda à mobilidade ou conforto para promover maior autonomia, tais como canadianas, cadeiras de rodas, auxiliares de marcha e camas articuladas.

Powered by jms multisite for joomla