• Giving Tuesday

Notícias | Lisboa

sexta-feira, 05 julho 2019 15:03:43

Newsletter Nº18 CH Lisboa

Aceda à newsletter completa no anexo. 

quarta-feira, 12 junho 2019 12:41:15

Eventos de Maio

*Trabalho realizado por Jéssica Carmo da Escola Profissional Magestil

sexta-feira, 07 junho 2019 09:24:15

"Grafitar a Paz"

No âmbito do estágio de mestrado em Psicologia das Relações Interculturais pelo ISCTE, a aluna Lisa Bignone realizou uma intervenção, através do Centro Humanitário de Lisboa da Cruz Vermelha Portuguesa, no Agrupamento de Escolas de Benfica.

A Escola Básica Pedro de Santarém apresenta vários desafios, nomeadamente ao nível da integração de alunos em situação de vulnerabilidade psicossocial. Está localizada entre bairros sociais com características demográficas e culturais muito diferentes.

O estágio passou pela dinamização do apoio tutorial, através de um programa para o desenvolvimento de competências psicossociais, auto-conhecimento e inclusão para a diversidade, com consciencialização de questões associadas à inclusão, diversidade e respeito pelo outro. 
Numa intervenção deste tipo, que por razões de espaço e de tempo, é maioritariamente teórica, torna-se fundamental encerrar com uma atividade que possa entusiasmar os alunos, fazendo-os entender do crescimento que ocorreu, servindo de inspiração para o futuro. Com base na crescente importância do graffiti na cidade de Lisboa, no contexto escolar e da nossa missão, a ideia passou por encerrar o ano escolar com uma oficina de graffiti e desenho criativo.

Em colaboração com a writer SNOW e os alunos idealizaram um desenho, para depois realizá-lo com as latas, deixando assim uma marca na escola.
Nessa visão, a arte e especialmente a arte dos graffiti, tal como Lisa Delpit refere, serve de inspiração: o graffiti oferece aos adolescentes a oportunidade de adquirir conhecimento, habilidades e valores que são apreciados e úteis na sociedade e, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de construir identidades individuais enraizadas nas culturas e vizinhanças e participar de atividades com potencial para transformar as comunidades.

 

Ficam os agradecimentos: 
- Agrupamento de Escolas São Pedro de Santarém, nomeadamente à Dra. Ana Rita, professores e alunos envolvidos.
- Leroy Merlin Amadora, AKI Cascais e Dedicated Store Lisboa pelo donativo que possibilitou a aquisição do material.
- Colaboração a writer SNOW.
- Dedicação e iniciativa da estagiária Lisa.

quarta-feira, 05 junho 2019 11:33:53

#CASCADE2019

Nos dias 29, 30 e 31 de Maio, o Centro Humanitário de Lisboa esteve envolvido no CASCADE 2019. Esta Estrutura Operacional de Emergência contou com o reforço de meios físicos e humanos da Delegação da Amadora.

Este simulacro for coordenado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) e tratou-se do maior exercício de protecção civil que a União Europeia (UE) em que alguma vez, Portugal, participou. Portanto, Portugal como um todo e todos os portugueses, em particular, estão de parabéns por termos “feito acontecer”!

Destes três dias de simulacro ficam as notas de profissionalismo e entrega das entidades que colaboram neste fórum, mas também do nossos operacionais envolvidos.Fica o agradecimento a todos os que, da EOE – CH Lisboa e da DL Amadora, se envolveram no CASCADE19, tanto como figurantes, como enquanto operacionais de prontidão máxima para uma intervenção que se treinou para ser real.

 

Powered by jms multisite for joomla