Últimas notícias

Simulacro de emergência junta Cruzes Vermelhas Portuguesa, Espanhola e Francesa
sexta, 18 janeiro 2019 11:14:18

Simulacro de emergência junta Cruzes Vermelhas Portuguesa, Espanhola e Francesa

A Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa vai participar no simulacro organizado pela Cruz Vermelha Espanhola, nos próximos dias 18 e 19 de Janeiro, no âmbito do projecto MERCI.

O MERCI, Multi-site Events Response and Coordinated Intervention, é coordenado pela Cruz Vermelha Francesa e tem como objectivo aumentar a resiliência da população, em especial das comunidades residentes em grandes centros urbanos, na resposta a emergências plurilocalizadas.

No âmbito deste projecto, pretende-se, igualmente, fortalecer a capacidade de intervenção das Sociedades Nacionais no âmbito da Protecção Civil. Para este efeito têm sido realizados vários simulacros, nomeadamente em Portugal, Itália, França e Bulgária.

“Prevenir doenças e conservar a saúde”, uma obra de Francisco George
quinta, 17 janeiro 2019 15:44:32

“Prevenir doenças e conservar a saúde”, uma obra de Francisco George

Realizou-se hoje o lançamento do livro “Prevenir doenças e conservar a saúde”, a mais recente obra de Francisco George editada pela Fundação António Manuel dos Santos.

Entre amigos, familiares e colegas, cerca de 300 pessoas marcaram presença nesta cerimónia intimista, nos salões do Palácio do Conde d’Óbidos, sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.

Um ensaio que, segundo o autor, “reflecte questões da saúde pública a nível individual, familiar e de Portugal, importantes para a prevenção das doenças, problemas e desafios, e com propostas cientificamente fundamentadas”.

Moderada pela jornalista Dulce Salzedas, a cerimónia incluiu um debate com o autor do ensaio e o psiquiatra Daniel Sampaio, e ainda uma sessão de autógrafos.

Cruz Vermelha acolhe 23 refugiados recém chegados
quarta, 16 janeiro 2019 17:29:14

Cruz Vermelha acolhe 23 refugiados recém chegados

A Cruz Vermelha Portuguesa, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) acolheu, hoje, 23 refugiados vindos do Egipto, ainda que provenientes do Sudão (9), do Sudão do Sul (11) e da Síria (3).

O grupo é constituído por 15 adultos, com idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos e 8 menores, perfazendo 5 agregados familiares.

Estas 23 pessoas refugiadas que chegam a Portugal com a expectativa de iniciar um novo ciclo de vida, adquirir estabilidade e melhores condições, vão ser distribuídas pelas Estruturas da Cruz Vermelha de Elvas, Gondomar, Olhão, São João da Madeira e Vila Viçosa.

Desde 2015, a CVP tem manifestado toda a disponibilidade e apoio à política de acolhimento a refugiados em Portugal. O papel das Organizações da Sociedade Civil é de extrema importância no sucesso dos programas de integração mas, também, as comunidades de acolhimento devem estar disponíveis e sensibilizadas para este fenómeno, fazendo parte da solução.

Lançamento de "pizza solidária" no Dia Mundial do Pizzaiolo
quarta, 16 janeiro 2019 11:37:05

Lançamento de "pizza solidária" no Dia Mundial do Pizzaiolo

Organizado pela Associazione Sapori Italiani e pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, o Dia Mundial do Pizzaiolo vai ser celebrado amanhã dia 17 de Janeiro, na Praça da Figueira, em Lisboa.

Neste âmbito e de forma a dar a conhecer a arte do “pizzaiolo” napolitano serão montados na praça três fornos a lenha ao serviço da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos, que se sagrou campeã em 2017, em Nápoles.

Entre espectáculos acrobáticos de massa de pizza e música tradicional italiana, serão oferecidas fatias de pizza e águas solidárias da Cruz Vermelha Portuguesa a quem passar pelo local entre as 12 e as 19h30.

Nesta ocasião, será apresentada a "Pizza Solidária", uma pizza única que irá estar disponível por todo o país a partir de Março, com uma percentagem das receitas da sua venda a reverter para a Cruz Vermelha Portuguesa.

A arte do “pizzaiolo” napolitano, prática ancestral da culinária de Itália, foi classificada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade no dia 7 de Dezembro de 2017.

Inscrições abertas para o Fórum “Ao Encontro da Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência"
sexta, 11 janeiro 2019 10:00:25

Inscrições abertas para o Fórum “Ao Encontro da Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência"

A Delegação de Vila Nova de Gaia em conjunto com o Gabinete Psicossocial da Cruz Vermelha Portuguesa promovem um fórum no âmbito da saúde mental. Este evento decorrerá nos próximos dias 14 e 15 de Fevereiro, em Vila Nova de Gaia.

À realização do fórum vai ser associado o lançamento de uma publicação. Para além dos resultados de rastreio à população realizado no ano de 2018, a publicação vai conter informação sobre trauma psicológico e resiliência, experiência de intervenções Cruz Vermelha e artigos de opinião de pessoas de referência da comunidade ou especialistas nesta área.

Para mais informações e inscrição aceda através deste link.

 

Pág. 1 de 68
Powered by jms multisite for joomla