Delegação de Lisboa

O que fazemos Centro Infantil NI-NÓ-NI
Centro Infantil NI-NÓ-NI

Tem como objectivos:

  • Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar e prevenir e compensar défices sociais e culturais do meio familiar. 
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança, contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso de aprendizagem; despertar a curiosidade e o pensamento crítico e incentivar a participação das famílias no processo educativo.

Os objectivos pedagógicos da instituição são estabelecidos, anualmente, com base nas Orientações Curriculares do Ministério da Educação e tendo em conta as características dos grupos e a individualidade de cada criança, visando promover bem-estar, segurança, afecto e o desenvolvimento de aprendizagens adequadas às diferentes idades.

Está em funcionamento o Centro Infantil NI-NÓ-NI com as valências de Creche e Jardim de Infância.

O NI-NÓ-NI, Centro Infantil da CVP, está localizado Praceta Anselmo Braamcamp Freire, n.º 2, R/C, na Freguesia da Póvoa de Santo Adrião, Concelho de Odivelas.

População Alvo:

Tem capacidade para 45 crianças, distribuídas por duas valências, 15 crianças em creche e 30 crianças em jardim-de-infância, oriundas de famílias economicamente desfavorecidas, residentes no concelho de Odivelas.

O horário de funcionamento é das 7.30 horas às 19.00 horas, de segunda a sexta-feira, encerrando para férias durante o mês de Agosto.

Serviços Prestados:

Para além do acolhimento diário e das actividades pedagógicas e extra curriculares, a instituição fornece almoço, lanche e reforço do lanche para as crianças que permanecem maior número de horas no equipamento.

Actividades:

Além das actividades pedagógicas, organizadas e promovidas, de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação, ao longo do ano lectivo, são ainda proporcionadas actividades extra curriculares: Expressão Musical, Psicomotricidade e Dança Moderna.

 As visitas de estudo realizam-se uma vez por mês, e têm como objectivo consolidar conhecimentos e proporcionar vivências lúdicas e culturais.

Dispõe de um espaço de recreio exterior, cedido pela autarquia, devidamente adaptado, com cerca de 200 metros quadrados.

Financiamento:

Funciona com acordos com a Segurança Social, o que permite que as mensalidades sejam calculadas de acordo com o rendimento per capita de cada família.

Parcerias:

Foram estabelecidas outras parcerias, de modo a que seja possível promover diferentes iniciativas, nomeadamente com a Câmara Municipal de Odivelas, através da cedência de transportes para visitas de estudo e colónia de praia (duas semanas);

Com a Fundação Luís Figo, a qual proporciona comemorações e oferta de brinquedos, quer no dia Mundial da Criança, quer no Natal.

As empresas como a Portugália, através dos seus funcionários, e a DOREL, Portugal Limitada, também doaram brinquedos, material escolar e logístico, que ajudaram no desenvolvimento das actividades.