Delegação de Lisboa

O que fazemos
O que fazemos

A Delegação de Lisboa da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolve a sua actuação cumprindo a vocação estatutária com base nos seus princípios fundamentais e considerando as orientações estratégicas quer nacionais, quer internacionais.

Desenvolve várias actividades dirigidas a públicos diversos, procurando "Fazer Mais, Fazer Melhor, Chegar mais Longe" e envolver toda a comunidade:

 

Crianças e Jovens

A educação e formação de qualidade , bem como a participação cívica são fundamentais para uma juventude de sucesso e, de modo mais alargado, factores essenciais de integração social plena, como sujeitos de direitos e de respeito pelos direitos humanos, facto que leva a Cruz Vermelha intervir, em diversas fases e vertentes, junto de e para crianças e jovens.

Desenvolvimento de equipamentos e serviços - garantir cuidados adequados

Em actividades de participação cívica e de recreio

 

Séniores e Dependentes

Numa sociedade crescentemente envelhecida, na qual os séniores são cada vez mais entendidos na sua diversidade, a Delegação de Lisboa considera que tem de fornecer respostas a necessidades diferenciadas, desde os Centros de Dia ao Apoio Domiciliário. Compreende também que, sendo cada geração de idosos mais saudável, capaz e participativa, importa criar oportunidades de mobilizar as capacidades e mais valias dos seniores, nomeadamente no âmbito do voluntariado, ou em actividades em que os seniores possam ser simultaneamente promotores e destinatários como é o caso da Academia Senior.

Assim, e em consonância com as orientações da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito das actividades levadas a cabo na área dos seniores e dependentes, e reconhecendo a grande diversidade deste grupo, temos actividades destinadas à Promoção do Envelhecimento Saudável e actividades de apoio na Dependência. Reconhecendo que é importante que se promova uma imagem positiva dos seniores na sociedade portuguesa e uma interacção reciproca com a mesma, estamos também a desenvolver um terceiro eixo de actividade, designado de intervenção na Sociedade.

Envelhecimento Saudável

Apoio na Dependência 
  • Apoio Domiciliário
  • Cuidados no Domicilio (referenciação ou prestação do serviço por profissionais CVP)
  • Teleassitência

Intervenção na Sociedade

  • Disponibilização de informações sobre recursos de apoio da CVP e comunitários;
  • Sensibilização para o Idadismo

 

Formação em Socorrismo

Através da formação - Cursos de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa, pretende-se preparar a comunidade em geral para responder a situações de emergência de origem natural ou humana. E quando a emergência termina, prestar o apoio necessário à recuperação e restabelecimento das vidas das pessoas afectadas.

Esta formação é dirigida a Particulares e Empresas e, neste último caso, há a possibilidade de os nossos formadores se dirigirem às empresas/ entidades em horários mais favoráveis, sem custos acrescidos.

 

Voluntariado

 

Desenvolvimento Humano e Promoção da Saúde

  • Acções de sensibilização - alimentação saudável, violência no namoro, prevenção solar, entre outros.
  • Rastreios

 

Apoio Alimentar

 

Para mais informações contacte a Delegação de Lisboa